08/01/2021
A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que foi realizada na quinta-feira, 07/01, mais uma reunião da macrorregião de saúde e na sexta-feira, 08/01, reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento Covid-19, ocasiões em que foram avaliados os índices epidemiológicos e tomadas as decisões sobre as ações de enfrentamento ao Coronavírus para a semana subsequente. A análise considerou o número de casos confirmados e a capacidade de atendimento da rede hospitalar por meio da taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI no município, que hoje chega a mais de 70%.
De acordo com a situação avaliada neste momento houve um agravamento do caso na macrorregião de saúde, levando o Comitê de Enfrentamento a decidir que o município de Conselheiro Lafaiete deverá regredir à Onda Vermelha do Plano Minas Consciente na próxima semana, quando deverá funcionar apenas os serviços essenciais, permanecendo fechados os demais estabelecimentos. Esta definição tem como objetivo evitar agravamento ainda maior, o que poderia causar um colapso na rede hospitalar e colocar em risco a saúde e a vida das pessoas.
A situação continuará sendo monitorada diariamente e considerando que a reavaliação é semanal, a expectativa é que a regressão seja por um breve período, tendo em vista que a estrutura de saúde existente na cidade nos coloca na condição mais favorável da macrorregião de saúde. Desta forma, caso haja qualquer alteração dos índices, apresentando melhora do quadro de forma a não apresentar risco para a população, poderá progredir novamente para a Onda Amarela, quando permitirá a reabertura do comércio.
Para evitar agravamento ainda maior do quadro é necessário que os cuidados sejam redobrados por todos. É extremamente necessário que todos compreendam a gravidade deste momento e colaborem, principalmente evitando aglomerações e seguindo os protocolos sanitários, como uso de máscara e higienização das mãos.
A Secretária de Saúde de Conselheiro Lafaiete, Rita de Kassia, o Comandante da 61ª Cia de Polícia Militar Capitão Rezende e o Secretário de Defesa Civil Rolff Ferraz representantes do Comitê de enfrentamento ao Covid 19 de Conselheiro Lafaiete alertam para o momento crucial que enfrentamos e a importância do isolamento social.
Que sejam evitadas ao máximo aglomerações de qualquer tipo e adotadas as medidas sanitárias, para que desta forma possamos retornar a normalidade o mais rapidamente possível.
De acordo com o Prefeito Mário Marcus a intenção neste momento não é punir o comércio, muito menos culpá-lo pelo aumento da incidência da doença, mas diminuir o número de pessoas circulando pelas ruas com o objetivo de conter a disseminação do vírus. “Na última semana a recomendação da macrorregião já era para a onda vermelha, o que aconteceu com algumas cidades vizinhas. Porém, Lafaiete ainda tinha sinalização de estar na Onda Amarela e depois de análise feita com muita com responsabilidade, conversando com órgãos de saúde do munícipio e do Estado, formamos um grupo de trabalho com representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Superintendência Regional de Saúde para mantermos o monitoramento da situação, o que nos permitiu permanecermos como estávamos. Naquela ocasião não tínhamos ainda uma ocupação de leitos alta, o que nos dava certa segurança, assim conseguimos segurar Lafaiete na Onda Amarela, Decreto que vai até o próximo sábado, 09/01”.
Sebrae Minas oferece oportunidade de estágio em Conselheiro Lafaiete
Curso Gratuito de Doce de Leite tem vagas para produtores rurais de Conselheiro Lafaiete
PM alerta para nova modalidade de golpe em comércios
Crise da Dengue em Conselheiro Lafaiete: Vereador Erivelton Jayme propõe medidas urgentes