09/02/2021
Nesta semana a Secretaria Municipal de Saúde de Conselheiro Lafaiete recebeu duas remessas de vacinas contra a COVID-19 – Coronavac COVID-19 (Sinovac/Butantan) e Covishield COVID-19 (AstraZeneca/Fiocruz), sendo as doses (D2) para os profissionais que já receberam a primeira dose (D1) da fase inicial do plano, além de mais 1.499 doses para início da segunda fase do plano de imunização contra a COVID-19.
As primeiras 1.205 doses que chegaram no dia 20/01 foram direcionadas à imunização dos trabalhadores da área da saúde, priorizando os profissionais que atuam no atendimento à pacientes com Covid-19, trabalhadores das instituições de longa permanência de idosos e os idosos institucionalizados em consonância com o Plano Nacional de Imunização. Estes profissionais já estão recebendo a segunda dose.
A meta de vacinação é 90% da população alvo de cada grupo prioritário. Assim, tendo em vista o objetivo principal da vacinação, de reduzir casos graves e óbitos pela COVID-19, é fundamental alcançar altas e homogêneas coberturas vacinais. Para tanto, todos os esforços neste momento estão voltados para vacinar toda a população alvo conforme ordem de prioridade descrita na NOTA INFORMATIVA VACINAÇÃO COVID-19 NO ESTADO DE MINAS GERAIS atualizada em 27/01/2021.
Com este quantitativo, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, estão sendo vacinados profissionais de saúde que ainda não haviam recebido a vacina na primeira fase do plano, na seguinte ordem de prioridade:
1. Trabalhadores dos hospitais (públicos e privados) que realizam atendimento de COVID-19: todos os trabalhadores de saúde, exceto setor administrativo.
2. Trabalhadores do serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e equipes de remoção de pacientes com suspeita de COVID-19, exceto setor administrativo.
3. Trabalhadores dos serviços de atendimento hospitalar e pré-hospitalar de urgência e emergência (UPAs e PAs): todos os trabalhadores de saúde, exceto setor administrativo.
4. Trabalhadores da área da saúde de laboratórios (públicos e privados) que realizam a coleta de amostra de COVID-19.
5. Trabalhadores da Atenção Primária à Saúde e Centros de Referência COVID-19: trabalhadores envolvidos diretamente na atenção para casos suspeitos e confirmados de COVID-19.
6. Trabalhadores da área da saúde de serviços especializados que atuam na prestação de serviços às unidades COVID-19 como clínicas de imagens e outros serviços terceirizados dentro da própria instituição.
7. Trabalhadores da área da saúde de laboratórios (públicos e privados), excetos os já contemplados no item “4” e setor administrativo.
8. Trabalhadores das Secretarias Municipais de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde que, em razão de suas atividades, tenham contato com o público.
9. Demais trabalhadores da saúde.
detalhamento pode ser encontrado no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19.
Sebrae Minas oferece oportunidade de estágio em Conselheiro Lafaiete
Curso Gratuito de Doce de Leite tem vagas para produtores rurais de Conselheiro Lafaiete
PM alerta para nova modalidade de golpe em comércios
Crise da Dengue em Conselheiro Lafaiete: Vereador Erivelton Jayme propõe medidas urgentes