23/03/2021
Com o aumento do número de casos de Covid-19 nos últimos meses, as internações vêm crescendo exponencialmente e desde o dia 10 de março os leitos de UTI estão com a taxa de 100% de ocupação. Na tarde desta terça-feira, 23/03, a Secretaria de Saúde informou que os leitos clínicos também atingiram a marca de 100% de ocupação, aumentando a preocupação do setor de saúde para os próximos dias.
Mesmo com a ampliação de mais duas salas vermelhas no Hospital Municipal de Campanha, que substituiu 2 leitos clínicos, não será suficiente para abrigar todos os pacientes que necessitam de assistência médica. Salas vermelhas são unidades de cuidados intermediários (tratamento semi-intensivo), destinadas a pacientes que necessitam de cuidados intensivos. Em geral, pessoas que aguardam a transferência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas necessitam de intubação e monitoramento.
No município existem hoje 27 leitos de UTI (10 no Hospital Municipal de Campanha e 17 no Hospital e Maternidade São José); 72 leitos clínicos (38 no Hospital Municipal de Campanha e 34 no Hospital e Maternidade São José) e 3 salas vermelhas, sendo uma no Hospital e Maternidade São José com 1 leito, duas no Hospital Municipal de Campanha e duas na Policlínica Municipal, ambas com 2 leitos cada, somando 5 leitos em salas vermelhas. Neste momento aguardam vagas em UTI 4 pacientes de Conselheiro Lafaiete já cadastrados no SUS Fácil. Além destes, na Policlínica encontram-se também mais 4 pacientes cadastrados no SUS Fácil que aguardam para transferência apara leito clinico.
Com a totalidade de leitos ocupados a Secretaria de Saúde reforça a necessidade de ampliar os cuidados, como uso de máscaras e isolamento social como medidas preventivas e seguir rigorosamente os protocolos sanitários.
Sebrae Minas oferece oportunidade de estágio em Conselheiro Lafaiete
Curso Gratuito de Doce de Leite tem vagas para produtores rurais de Conselheiro Lafaiete
PM alerta para nova modalidade de golpe em comércios
Crise da Dengue em Conselheiro Lafaiete: Vereador Erivelton Jayme propõe medidas urgentes