09/07/2021
A Secretaria Municipal de Defesa Social participou da Operação Petróleo Real, coordenada em nível nacional pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A ação ocorreu, na última quinta-feira (8), em 33 municípios de Minas Gerais.
Em Conselheiro Lafaiete a operação foi coordenada pelo Procon Municipal, com o apoio da Guarda Municipal e Agentes de Trânsito. Ao todo cinco postos de combustíveis foram fiscalizados e orientados acerca da precificação e da regularização de alguns documentos exigidos por lei, não havendo nenhuma autuação nestes postos durante o trabalho.
A Petróleo Real segue o decreto nº 10.634 de 22 de fevereiro de 2021, que dispõe sobre o direito de os consumidores receberem informações corretas, claras, precisas, ostensivas e legíveis sobre os preços dos combustíveis em território nacional. O decreto tem contribuições do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), além do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A operação é também um trabalho de prevenção junto aos postos, fabricantes e consumidores quanto à necessidade das garantias de que o combustível seja de boa qualidade e que o consumidor pague de fato por aquilo que está adquirindo.
A operação foi feita simultaneamente em 24 estados e no Distrito Federal. Participaram da vistoria no Estado Procons estaduais e municipais, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), Receita Federal (RF), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiro Militar (CBM), Guardas Civis Municipais (GCMs) e Secretarias de Segurança Pública das Unidades Federativas (SSP’s).
Sebrae Minas oferece oportunidade de estágio em Conselheiro Lafaiete
Curso Gratuito de Doce de Leite tem vagas para produtores rurais de Conselheiro Lafaiete
PM alerta para nova modalidade de golpe em comércios
Crise da Dengue em Conselheiro Lafaiete: Vereador Erivelton Jayme propõe medidas urgentes