02/09/2021
A Secretaria Estadual de Saúde, (SES), por meio da Superintendência Regional de Saúde, anunciou a desmobilização de cinquenta (57) leitos destinados ao tratamento de pacientes contaminados pela Covid-19 na Macrorregião de Saúde -Macro-Centro-Sul-, sendo que o Hospital de Campanha de Conselheiro Lafaiete está entre as unidades que terão seus leitos desmobilizados. A decisão foi tomada priorizando os Municípios que possuíam estruturas temporárias e baseando-se nos indicadores epidemiológicos assistenciais da Covid-19, os quais têm revelado diminuição do número de casos da doença, bem como diminuição da taxa de ocupação dos leitos em todo o Estado de Minas Gerais.
Em Conselheiro Lafaiete, além da diminuição do número de pacientes contaminados e hospitalizados, houve significativo avanço na vacinação contra Covid-19, com mais de 70% da população já vacinada com a primeira dose e aplicação da segunda dose seguindo os prazos estipulados no plano nacional de vacinação.
Após a decisão, o Município iniciou força tarefa para traçar as melhores estratégias com vistas a resguardar a segurança e assistência à saúde da população e permanecer com o fluxo para atendimento e acompanhamento dos pacientes acometidos pelo COVID-19. Neste sentido, o Município promoverá aumento dos leitos UTI ativos no Hospital e Maternidade São José, que continuará a atender como unidade hospitalar de retaguarda, passando a contar com 40 leitos clínicos e 20 leitos de UTI ativos. A Policlínica Municipal continuará como porta de entrada para atendimento dos pacientes com suspeita e ou confirmação de contágio, reforçando o atendimento com mais profissionais e equipamentos na ala Covid.
Esclarecemos, portanto, que a assistência aos pacientes será ofertada com a mesma celeridade e eficiência e, em caso de eventual necessidade, declarada pela Secretaria Estadual de Saúde, poderá haver nova mobilização do Hospital de Campanha, fato que já foi acordado com a atual Direção do Hospital São Camilo, que poderá assumir a prestação dos serviços ou ceder a estrutura novamente ao Município.
O Município de Conselheiro Lafaiete encerra este ciclo confiante em dias melhores, com o avanço da vacinação e a conscientização da necessidade de respeito às medidas sanitárias de contenção da Covid-19, bem como deixa registrado a GRATIDÃO, RESPEITO e ADMIRAÇÃO a todos os profissionais que atuaram no Hospital de Campanha e que estão diretamente envolvidos em ações relacionadas ao combate à pandemia, cuja dedicação, comprometimento e atendimento humanizado jamais serão esquecidos pela população e, especialmente, pelos 992 pacientes que tiveram suas vidas tuteladas e preservadas na referida unidade hospitalar.
O Município cumpre o seu compromisso de devolver a Associação Beneficente São Camilo a estrutura requisitada, que agora conta com as melhorias executadas por meio das parcerias que permitiram a instalação do Hospital de Campanha, legado deixado a esta instituição de saúde que sempre prestou relevantes serviços à população de Lafaiete e região.
Sebrae Minas oferece oportunidade de estágio em Conselheiro Lafaiete
Curso Gratuito de Doce de Leite tem vagas para produtores rurais de Conselheiro Lafaiete
PM alerta para nova modalidade de golpe em comércios
Crise da Dengue em Conselheiro Lafaiete: Vereador Erivelton Jayme propõe medidas urgentes