Polícia

Polícia Civil implementa vistoria eletrônica no município de Santos Dumont

08/09/2021

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) implantou, na última semana, o novo sistema eletrônico de vistoria de veículos, no município de Santos Dumont.

Obrigatória nos casos de transferência de propriedade, alteração de dados e emissão do Certificado de Registro do Veículo (CRV), a vistoria consiste em avaliar um veículo, assegurando a legitimidade da propriedade, autenticidade da identificação do automotor e da documentação, além de constatar se os equipamentos estão em condições corretas e seguras para o uso.

Através do novo processo eletrônico, a avaliação será feita por meio de um aplicativo de celular com controle de localização, onde o vistoriador incluirá fotos e dados da identificação do veículo. As imagens e informações captadas serão enviadas para o banco de dados do Detran-MG, com validação automática e laudo de vistoria imediato.

 

Segundo o delegado responsável, Milton da Cunha Castro Júnior, a inovação trará modernização ao processo, “a vistoria eletrônica traz vantagens para todos os envolvidos, tanto para os vistoriadores, que agora não precisarão mais fazer uso de decalque, obtendo imagens através da câmera do celular, como para os usuários, uma vez que se tornou possível identificar alterações nas principais características do veículo, verificar adulteração de quilometragem, de chassi e de motor, garantindo assim a procedência do veículo”.