Conselheiro Lafaiete

Padre ouro-pretano será ordenado bispo na próxima terça-feira, 25 de janeiro

18/01/2022

Os próximos dias serão de alegria e espera pela ordenação episcopal do Monsenhor Lauro Versiani Barbosa, Bispo Eleito da Diocese de Colatina (ES). Nomeado no dia 27 de outubro de 2021 pelo Papa Francisco, a cerimônia acontecerá no próximo dia 25 de janeiro, às 10h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG).

A data foi escolhida por ser o dia em que a Igreja celebra a festa litúrgica da conversão de São Paulo. Por sua vez, a escolha do local de dá ao fato de ser a última paróquia que o sacerdote atuou como pároco.

A celebração contará com o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, o Arcebispo Emérito de Mariana e primeiro bispo de Colatina, Dom Geraldo Lyrio Rocha, e com o Bispo Emérito de Oliveira (MG), Dom Francisco Barroso Filho, como bispos ordenantes. Ainda, vale lembrar que Monsenhor Lauro e Dom Barroso têm como paróquia de origem a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto (MG).

Devido aos protocolos de segurança sanitária por causa da pandemia, a ordenação será restrita a convidados. Entretanto, os fiéis poderão acompanhar e participar da Santa Missa através do canal do YouTube e Facebook da Arquidiocese de Mariana, pela página no Facebook e Rádio Web da Diocese de Colatina, pela Web Rádio Vitral Católica, pela Rádio Queluz FM 99,5 e pela Rádio Congonhas FM 91,3.

Lema e brasão episcopal

Como lema episcopal, o Monsenhor Lauro escolheu a frase “Charitas Christi Urget”, que, do latim, significa “O amor de Cristo nos impele”. Já o brasão foi criado pelos heraldistas padre Patriky Samuel Batista e Camilo Alves Luís e traz elementos que rementem à devoção a Nossa Senhora, a Virgem da Conceição, e as montanhas da sua cidade natal, Ouro Preto (MG). Veja aqui o significado do brasão

Biografia

Natural de Ouro Preto (MG), Monsenhor Lauro nasceu em 29 de abril de 1959 e é filho de Almir Barbosa e Maria do Carmo Versiani Barbosa. Foi ordenado presbítero da Arquidiocese de Mariana em 02 de setembro de 1995 pelo Servo de Deus Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida.

É licenciado em História e bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O bacharelado em Teologia foi cursado no Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus no Brasil, em Belo Horizonte (MG). Ainda, é mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Entre a década de 1980 e o início da década de 1990, foi pesquisador do Instituto de Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (IAC/UFOP) e atuou como coordenador do Núcleo de Ação Cultural do IAC/UFOP. 

A partir de 1994 inicia uma trajetória de serviços no Seminário São José de Mariana. Monsenhor Lauro Sérgio integrou a equipe de formadores do Seminário arquidiocesano por dez anos. No período, foi professor de Filosofia e Teologia, diretor de estudos do Instituto de Teologia e reitor. De 2005 a 2014, foi diretor da Escola Diaconal São Lourenço.

Seu currículo ainda contém atividades como vigário paroquial da paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Mariana (MG); assessor do Conselho de Leigos da Arquidiocese de Mariana; presidente da Organização de Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) no Regional Leste 2 da CNBB (2007 a 2011); assessor da Pastoral Familiar na Região Pastoral Mariana Leste; vigário episcopal; diretor executivo da Fundarq e pároco. 

Também integrou diversos Conselhos da Arquidiocese de Mariana, entre 2006 e 2019: Colégio de Consultores, Conselho Presbiteral, Conselho Arquidiocesano de Pastoral, Conselho Administrativo e Econômico, Conselho Curador da Fundação Marianense de Educação e Conselho Diretor Da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese De Mariana (Fundarq).

Monsenhor Lauro é membro fundador, editorialista, articulista de jornais e revistas. Publicou o livro “Memórias de Ouro Preto” e colaborou na publicação da Academia Ouro-Pretana de Letras “A Família Ouro-Pretana”.

No processo de elaboração e redação das atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019 – 2023), Monsenhor Lauro integrou a Comissão de Assessores da CNBB.

Serviço:

O quê: Ordenação Episcopal do Monsenhor Lauro Sérgio Versiani Barbosa

Quando: 25 de janeiro de 2022

Horário: 10h

Onde: Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG)

Como acompanhar: pelo canal do YouTube da Arquidiocese de Mariana: https://youtu.be/6Cgug21FZuk