Conselheiro Lafaiete

A FACULDADE SANTA RITA – FASAR CONQUISTA O STATUS DE CENTRO UNIVERSITÁRIO

Com a mudança, além da graduação, o UNIFASAR oferecerá cursos de pós-graduação nas áreas de Ciências Exatas, Humanas e Biológicas.

29/04/2022

A Faculdade Santa Rita – FASAR com 23 anos de funcionamento no município de Conselheiro Lafaiete recebeu do Ministério da Educação o status de Centro Universitário, conforme Portaria/MEC nº 276, de 14/04/2022 publicada no Diário Oficial da União, em 18 de abril de 2022. Com essa alteração da organização acadêmica, a instituição passa de Faculdade Santa Rita - FASAR para Centro Universitário Santa Rita – UNIFASAR. A alteração do status para Centro Universitário veio materializar o compromisso da própria instituição que, numa gestão compartilhada, sempre buscou a pluralidade, a coletividade e a plenitude de suas ações e que, dentro dessa perspectiva, elaborou o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2021-2025, cuja proposta deveria culminar no projeto de transformação da Faculdade em Centro Universitário.

Depois do trabalho exitoso dos empreendedores da instituição e da comunidade acadêmica, professores, coordenadores, gestores e corpo administrativo, foi inserido no e-MEC o processo de transformação acadêmica da Faculdade para Centro Universitário, isso no ano de 2019. Esse processo demandou as mais sérias e rigorosas avaliações do Conselho Nacional de Educação e do Ministério da Educação, obtendo parecer favorável do CNE nº 688/2021 e a Portaria/MEC nº 276, já referendada.

A ascensão da FASAR ao Centro Universitário UNIFASAR privilegia os alunos e toda a comunidade acadêmica com a notoriedade, visão e o potencial de Universidade, assegurando à instituição a excelência, cada vez maior, da qualidade do ensino, dos projetos de pesquisa, de extensão, de inovação tecnológica, a qualificação e boas condições de trabalho para o corpo docente e  administrativo. Outras prerrogativas também são asseguradas ao UNIFASAR, como a contribuição com o desenvolvimento local e de sua região de inserção, a oferta de novos cursos de graduação e pós-graduação em consonância com o mercado de trabalho, diferentes possibilidades de parcerias públicas e privadas no objetivo de incrementar, cada vez mais, a pesquisa, a extensão, os estágios curriculares e extracurriculares.

 

O UNIFASAR possui metas e projetos para o futuro que o levarão de forma orgânica, organizada e coletiva à ampliação de sua atuação em seus diversos segmentos, principalmente à de maior pluralidade curricular, expansão da infraestrutura tecnológica, dentre outros. Registra-se que, no momento, o UNIFASAR já possui 40 laboratórios devidamente equipados. O UNIFASAR se propõe à prestação de serviços à comunidade, como produtos oriundos dos seus projetos de pesquisa e extensão.

O UNIFASAR tem como diferencial o comprometimento dos artífices dessa obra, em primeiríssimo lugar temos Jesus, nosso Deus, e Santa Rita nossa patrona, que embasam um trabalho humanizado, sério e responsável dos empreendedores da instituição, dos gestores, professores e técnicos administrativos, que resulta no desenvolvimento institucional, ora presenciado no UNIFASAR.

Destacamos que o UNIFASAR tem como área de abrangência o município de Conselheiro Lafaiete e região, o estado de Minas Gerais e ações e repercussões nos âmbitos nacionais e internacionais. Atualmente, os cursos de graduação oferecidos são: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Pedagogia. Em breve, o UNIFASAR oferecerá também cursos de pós-graduação nas áreas de Ciências Exatas, Humanas e Biológicas.