30/06/2022
Acontece neste sábado dia 02/07/2022 das 08 às 16h o dia D contra a raiva, com a vacinação de cães e gatos, nos Postos de Saúde, escolas municipais e no Centro de Controle de Zoonoses CCZ - situado na Rua Pedro Camargos, 240 no bairro São Sebastião em Conselheiro Lafaite. Todos os cães e gatos saudáveis a partir dos 4 meses de idade devem se vacinar anualmente contra a doença.
Aqueles que realizaram dose de reforço no início do ano de 2022, em campanha extraordinária na região do bairro Barreira, deverão realizar dose de reforço no dia 02/07/2022.
A raiva é uma doença de extrema importância para saúde pública, devido a sua letalidade de aproximadamente 100%, por ser uma doença passível de eliminação no seu ciclo urbano (transmitido por cão e gato). Existem medidas eficientes de prevenção, sendo principal para os animais a vacinação que já é realizada há vários anos e vale ressaltar que não temos registro de casos da doença em Conselheiro Lafaiete.
A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.
Vale ressaltar que há mais de 10 anos não havia nenhum caso de raiva humana em Minas Gerais e recentemente houve a confirmação de 4 casos de raiva humana, além de um felino doméstico diagnosticado em Belo Horizonte.
A vacinação contra raiva é gratuita. Os proprietários de cães e gatos têm por obrigação, conforme legislação, manter a vacinação dos seus animais em dia. A vacina deve ser aplicada anualmente para manter a sanidade dos animais. Os cães e gatos que tiverem 4 meses ou mais de idade deverão ser vacinados.
A vacina será aplicada pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e em hipótese alguma será deixada com o proprietário do animal para aplicação posterior.
Sebrae Minas oferece oportunidade de estágio em Conselheiro Lafaiete
Curso Gratuito de Doce de Leite tem vagas para produtores rurais de Conselheiro Lafaiete
PM alerta para nova modalidade de golpe em comércios
Crise da Dengue em Conselheiro Lafaiete: Vereador Erivelton Jayme propõe medidas urgentes