Conselheiro Lafaiete

Serviço Social de Lafaiete cadastra famílias para o Programa Família Acolhedora

23/02/2017

O Programa “Família Acolhedora” acolhe crianças do município de Conselheiro Lafaiete e possui poucas famílias cadastradas, sendo apenas três até o momento. Segundo o Coordenador de Serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social, Jefferson Souza Campos, em alguns casos as pessoas têm receio de acolher, pois temem se envolver emocionalmente com o acolhido. Mas, de acordo com ele, o trabalho é realizado com as famílias para que acolham sabendo que estão ajudando no momento, mas que a criança voltará ao lar de origem.

Jefferson explicou que o Programa trata-se de uma modalidade de acolhimento em que são recebidas crianças que passam por risco social ou pessoal. Ele ainda explicou que o serviço capacita as famílias para receber estas crianças ao invés de destiná-las às instituições de acolhimento. “Temos duas instituições que recebem muito bem as crianças, mas são muitas crianças pra gente cuidar. Por isso capacitamos as famílias para a colher enquanto a situação na família de origem não se resolve. Desta forma é menos traumático para a criança que vai contar com o apoio da família e ter vida normal”, destacou Jefferson.  

Ele ressaltou ainda que a família que originou o problema também receberá acompanhamento, sendo cuidada e tratada durante o período em que a criança for acolhida.  

Jefferson orientou quanto aos critérios para se tornar família acolhedora: “Costumo dizer que o primeiro critério é o amor, a capacidade de receber em casa e de cuidar. Na parte prática deve haver diferença de 15 anos em relação à criança ou adolescente, não ter problema com uso de drogas e bebidas, ter condições de colher, cuidar e ter tempo livre para a criança”, frisou.  

As famílias que tiverem interesse em participar do programa podem procurar o setor na Rua Carijós, nº 123, 3º andar (Prédio do Procon) e procurar a equipe para esclarecimentos, Coordenador Jefferson, Psicólogo Gregório e a Assistente Social Fabiana. Mais informações pelo telefone (31) 3769-2631 ou 3769-2611.