Conselheiro Lafaiete

Lafaiete realizará segundo LIRAa nesse mês de março

02/03/2017

A Secretaria de Saúde de Conselheiro Lafaiete, por meio do setor de Combate a Endemias, realizará entre os dias 06 e 08 de março o segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). O trabalho será realizado em toda a cidade pelos agentes de endemias.

De acordo com o Coordenador do Setor de Combate a Endemias, José Elias de Souza, os agentes têm atuado diariamente no combate e prevenção visitando todos os imóveis do município e também estão realizando mutirões nas áreas mais críticas com maior proliferação do mosquito transmissor.

José Elias lembrou que mesmo com o trabalho intenso do setor é preciso que a população continue atenta aos cuidados. “Precisamos muito da colaboração de toda a população, só assim teremos um resultado positivo e diminuirmos consideravelmente os números de casos destas doenças em nossa cidade”, comentou.

 LIRAa – (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti)

O LIRAa é uma metodologia que ajuda a mapear os locais com índices de infestação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, alertar sobre os possíveis pontos de risco de epidemia da doença.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Combate a Endemias, realiza o levantamento três vezes ao ano, nos meses de janeiro, março e outubro, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Esta ação é realizada pelos Agentes de Combate a Endemias (ACEs) em toda a área urbana. O objetivo do levantamento é identificar as áreas com mais ocorrência de focos do mosquito e os criadouros predominantes. Essas informações possibilitam a intensificação das ações de combate à dengue e outras doenças nos locais com maior presença do mosquito transmissor. Entre estas ações estão a realização de mutirões, intensificação nas vistorias, ações educativas, entre outras medidas.

O LIRAa também é importante para promover a mobilização, pois a partir daí a população tem a real dimensão da incidência do mosquito e fica informada sobre a incidência em seu bairro, o que leva as pessoas a darem mais atenção aos cuidados a fim de se prevenirem.