Esporte

Congonhas volta a brilhar no Pan Americano de Jiu-Jitsu e conquista quatro ouros

03/05/2017

Os seis atletas congonhenses que participaram do Campeonato Pan Americano de Jiu-Jitsu Profissional 2017, no último sábado, 29, se destacaram em suas categorias, sendo que conquistaram quarto medalhas de ouro. A competição foi realizada no Ginásio Poliesportivo Tancredo de Almeida Neves (TANCREDÃO), em Vitória-ES. A realização do torneio é da Confederação Brasileira de Lutas Profissionais (CBLP) juntamente com o canal de TV X-COMBAT TV NEWS. A Competição contou com o apoio das multinacionais SHELL, VOLKSWAGEN e os canais de TV BAND e BAND SPORTS, como da Prefeitura de Vitória.

A Prefeitura de Congonhas é parceira dos atletas da cidade e ofereceu a eles uma van da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) para a locomoção até o Espirito Santo. Os Seis congonhenses receberam medalhas, sendo Marcus Vinicius Castro Miranda, “Maroca”- Faixa roxa: 4 categorias, 3 medalhas; Mark Lenon França Pereira - Faixa preta: 2 categorias, 2 medalhas; Renan Brito Prexedes- Faixa roxa: 4 categorias, 2 medalhas; Jefferson William de Paula - Faixa roxa: 2 categorias, 2 medalhas e um cinturão; Halhan Reginaldo Elias - Faixa azul: 2 categorias e Marcos Hermógenes Miranda - Faixa branca: 1 categoria, 1 medalha.

Marcus Vinícius, que acaba de se graduar na faixa roxa, acumulava três bronzes em edições anteriores e viu o brilho do ouro pela primeira vez na cidade que possui um nome inspirador para qualquer competidor. “A gente vai adquirindo experiência. Viajamos na sexta-feira, chegamos e pudemos descansar para a disputa do dia seguinte. Agradecemos à Prefeitura de Congonhas, que através da Secretaria de Esporte e Lazer nos proporcionou o transporte. Conseguimos levar seis competidores da cidade, triplicando o número em relação ao ano passado, quando BH sediou o Pan. Isso em função do que o mestre Mark Leno tem feito em sua academia”, comemora.

Ele ainda ressaltou: "Por ser um torneio de nível profissional, o Pan Americano possui altas taxas pra inscrição. Para conseguir esse valor e o da hospedagem, nós atletas fizemos uma ação entre amigos, criamos rifas com prêmios que foram doados pela academia Impactus, cujos alunos adquiriram também vários bilhetes, pela loja Sparta Suplementos, e por minha mãe, que é revendedora de cosméticos e nos passou um kit. Os assessores do vereador Lucas Bob nos ajudaram a vender estas rifas. Agradecemos a todos”.

A categoria Absoluto distribui premiação em dinheiro, cinturão mais medalha de 24 kilates, coa a disputa sem limites de peso. Os atletas congonhenses se classificaram e escolheram Jefferson William de Paula para representar a equipe nas finais, para evitar que lutassem entre si, e o escolhido conquistou pela segunda vez o cinturão Pan Americano.

Somando-se todos os Pan Americanos que disputou, Congonhas detém 3 cinturões, sendo 2 conquistados pelo atleta Jefferson Willian em 2014 na faixa azul e 2017 na faixa roxa e pelo atleta Mark Lenon, faixa marrom, em 2016. Atualmente ele é faixa preta. Estes pertencem à Academia de Jiu-Jitsu He-Man Team Congonhas, comandada pelo mestre Mark Lenon, já faixa preta, filial da He-Man Team, de Belo Horizonte, comandada pelo mestre Mauro Celso, faixa preta.

Além de Mark Lenon, os quatro alunos Marcus Vinícius, Renan, Jefferson e Marcos pertencem à Academia de Jiu Jitsu He-Man Team Congonhas e Halhan Reginaldo Elias pertence à equipe Capivara Team Halhan atleta, do professor Nelson.