Colunista - Manu Drumond

O melhor investimento do mundo

Por Manu Drumond

16/10/2017

Uma vez em um processo de coaching eu fiz o levantamento de quanto eu já havia investido de grana e horas na minha carreira profissional. Alguém aí já pensou em fazer esse levantamento? Já fez? Se não, faça. Tenho certeza que muitos de vocês, assim como eu vão se assustar com a soma.

Fiquei uns bons dias com dúvida se eu teria investido aquilo tudo só nessa vida. Cheguei a duvidar de algumas formações, datas e valores. Mas, era tudo real. Todo aquele investimento de tempo e dinheiro havia sido feito para me tornar a profissional que sou hoje.

E hoje, escrevo esse texto em um sábado às 23h, pós um dia inteiro trabalhando em um evento de desenvolvimento pessoal que me mesmo eu estando a trabalho, foi extremamente inspirador. Então, fiquei pensando no por que a gente investe tão pouco de – tempo e dinheiro – em nos conhecermos, ou demora tanto a começar. Fiquei comparando o número de pessoas em eventos profissionais versus eventos de autoconhecimento que já frequentei e a diferença é absurda.

Eu sei que em algumas fases da vida apostar em cursos e leituras profissionalizantes não é muito uma escolha, mas observo que a tendência é parar aí ou ficar em uma eterna formação. Então, quando é que a gente vai parar e decidir também investir em nós como seres que sentem e vivem? Quando é que a gente vai buscar além de títulos e vai também buscar por coisas que nos façam viver nessa grande escola chamada vida de uma forma melhor?

Comecei a lembrar de quantos amigos sempre me elogiam por eu buscar e frequentar tais eventos, fazer cursos e ler livros de autoconhecimento, mas que ao primeiro convite pra um curso a resposta vem rápido ‘caro demais, amiga’ e na indicação de um livro “assim que acabar o profissional eu leio”.

Sabe, a gente arruma dinheiro, parcela, economiza, pede emprestado, junta, passa noite acordado, abre mão do final de semana, faz vários malabarismos para ter mais um título profissional, em busca de uma possível melhora de vida e melhor posição no mercado de trabalho. Mas, até onde só isso nos sustenta na versão pessoa que tem uma vida além da profissional?  

Não quero ser a sabidona ou a arrogante impositiva que dita padrões, mas quero ser aquela que vai plantar uma dúvida aí na sua cachola. Será que não chegou a hora de fazer o melhor investimento do mundo?

O investimento em você! A sua pessoa! Aquela que carrega o currículo que tem e todas as formações que já fez.

Ah! Não sabe por onde começar? Não sabe em que confiar? O que ler? Comece tendo a certeza de que seu coração saberá qual blog, livro, curso, mestre e momento será o seu, porque diferentemente do mundo profissional não há o melhor, mais recomendado, há inúmeros só esperando você decidir. E, nunca, nunca é tarde demais.

Se precisar de ajuda, pode me escrever: manudrumond@gmail.com

É isso por hoje. Um beijo!

 

Manu Drumond é viciada em café, é apaixonada por pessoas e suas histórias. Nasceu no interior de Minas, mas fez de Beagá seu lar. Formada em Jornalismo e especialista em Redes Sociais.  contato@manudrumond.com