Congonhas

Corpo de Bombeiros inaugura unidade em Congonhas

29/11/2017

Acontece na manhã desta quinta feira (30), a inauguração do Posto Avançado de Bombeiros na cidade de Congonhas. A cerimônia de inauguração terá início às 09h30h e será presidida pelo Chefe do  Estado Maior do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Coronel Edgar Estevo da Silva, contando ainda com a presença de inúmeras autoridades, dentre as quais o prefeito Municipal de Congonhas, senhor José de Freitas Cordeiro (Zelinho).

O Posto Avançado de Congonhas nasceu fruto de um árduo trabalho e parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar e a Prefeitura de Congonhas além de diversos segmentos da sociedade da região do Alto Paraopeba, que não mediram esforços para que um sonho alimentado por décadas tornasse realidade para Congonhas e região.

A cidade de Congonhas

Com cerca de 60 mil habitantes, segundo o IBGE(2016), o município de Congonhas  situa-se  cerca de 70 km da capital,  ficando a margens da rodovia BR 040. A cidade é cortada pelo Rio Maranhão principal nascedouro do Rio Paraopeba.

Possui um solo rico em minério de ferro sendo importante região de extração de minério e dotada de indústrias metalúrgicas no cenário internacional como a CSN,  Vale,  Ferteco,  Gerdau-Açominas dentre outras.

Além disso também,  é importante cidade do turismo,  histórico,  cultural e religioso,  onde destacam-se o conjunto arquitetônico do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos reconhecido como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade em 1985,  pela Unesco,  graças a grandiosidade das obras de arte do gênio Antônio Francisco Lisboa o mestre "Aleijadinho".

 Além disto,  a "Cidade dos Profetas"  possui outros atrativos como o recém inaugurado Museu da Imagem e da Memória e o Parque das Cachoeiras dentre outros,  fazendo desta cidade e região,  uma área de grande interesse para o povo mineiro,  motivo da instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Sobre o Posto Avançado

Dentro do Planejamento Estratégico e o Plano de Comando do Corpo de Bombeiros Militar,  a cidade de Congonhas mereceu desde cedo um grande interesse do Estado,  motivando tratativas para instalação de uma unidade do CBMMG

Dentro do processo de capilarização da Corporação e contando com o inesgotável apoio do Poder Executivo local, o Posto Avançado de Congonhas, situa-se em uma área estratégica da região e do município facilitando as ações e operações de prevenção e combate a sinistros, busca e salvamento,  Defesa Civil,  combate a incêndio,  dentro da área de atuação de acordo com as diretrizes e ordens emanadas pelo Comando da Corporação.

 

A instalação de um Posto Avançado na cidade de Congonhas será primordial para um dos princípios basilares da Instituição que busca nas proximidades dos grandes centros urbanos a efetiva diminuição do tempo -resposta,  que é a otimização dos recursos humanos e logísticos do CBMMG,  promovendo a redução do tempo resposta, entre o acionamento da Corporação e a chegada das equipes de salvamento ao local da ocorrência.

Além disso,  a necessária e importante transmissão de segurança à população mineira,  razão maior e constitucional da existência do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.