Congonhas

Santanense fatura 1º Campeonato Regional Feminino organizado por Congonhas

05/12/2017

O Santanense, de Santana dos Montes, ficou com o título do 1º Campeonato Regional de Futebol Feminino, promovido pela Prefeitura de Congonhas por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) em parceira com as equipes participantes.

Depois de derrota em casa o UFC, de Ouro Branco, por 3 a 2 em uma partida muito equilibrada, o Santanense foi a Congonhas, no domingo (2), e goleou as adversárias por 7 a 1, jogando um belo futebol no Estádio Municipal “Dedezão”, em Joaquim Murtinho.  Os gols das campeãs foram marcados por Anabela (2), Stephanny (2), Ana Luiza (2) e 1 gol contra. Kênia fez o do UFC.

A SEL premiou a equipe campeã e vice com troféus e medalhas. A melhor goleira da competição, Maria Eduarda Oliveira, do Santanense, e a artilheira Anabela da Silva, também do Santanense, com 9 gols, receberam troféus.

 

O responsável pela equipe do Santanense, Waguinho, é grato por ter podido inscrever sua equipe no Campeonato Regional. “Agradeço a Deus pelo título e a SEL por ter nos convidado a participar. Estamos tentando desenvolver o futebol feminino na região. Temos de contar com mais torneios assim. Toda vez que Congonhas realizar uma competição como esta queremos estar juntos”, afirma.

Wagner Júnior, técnico do UFC, de Ouro Branco, também comemora o apoio da Prefeitura de Congonhas à modalidade. “Estamos com este projeto, ao lado do Borracha, passando por dificuldades. Pedimos apoio dos municípios, porque o esporte direciona os jovens para o caminho correto da vida, como é o caso dessas meninas, que não vão se perder o álcool e outras drogas. Este é um incentivo para o esporte brasileiro, o futebol feminino é muito bonito e competitivo. Graças a Deus, Congonhas está ajudando a  toda a região com este projeto maravilhoso, que foi o campeonato. E que realize outros”, sugere.

 

Participaram ainda do Campeonato Regional Feminino os times do Bangu (Congonhas) e Baxada (Ouro Branco). Na 1ª fase, cada equipe jogou 2 vezes em casa e outras 2 fora. As semifinais foram disputadas no formato de ida e volta, sendo a vantagem de realizar o jogo da volta em casa da equipe melhor classificada na fase anterior. Nos confrontos da final, a partida de volta já estava previamente marcado para Congonhas, por ter realizado a competição.

“O objetivo da competição foi fortalecer o futebol feminino na região. As agremiações contribuíram para a elaboração do formato do campeonato. A realização de jogos nas cidades das equipes participantes valorizou ainda mais cada uma delas”, diz o diretor da Sel, Rodrigo Lorran, que, ao lado do treinador esportivo da Secretaria, Sander (Tuka), coordenou a competição. 

Eduardo Reis Nereu, presidente do Conselho Municipal de Esporte e Lazer, diz que “realmente o objetivo foi alcançado, que era divulgar o futebol feminino na nossa região. Este é um trabalho muito importante. Parabenizo a Sel por ter organizado este Campeonato. Tem muita coisa a ser melhorada, este foi só o primeiro passo dado”.