Congonhas

Comunidade do Pires recebe nova Biblioteca Comunitária

14/12/2017

A comunidade do Pires em Congonhas conta agora com um espaço dedicado aos amantes da literatura. Na manhã desta terça-feira, 12, foi inaugurada a Biblioteca Comunitária Rosa Batista de Moraes, uma homenagem feita à primeira professora do Barnabé. Localizado no TeleCentro Comunitário do bairro, o local foi reformado e equipado, em uma parceria entre a Vale, por meio da Fundação Vale, a Sabic, e a Prefeitura de Congonhas.

Participaram da cerimônia a secretária municipal de Cultura, Míriam Palhares, o secretário adjunto de Educação, Thales Gonçalves, a diretora de Diretora da Biblioteca Djalama Andrade, Cristiane Melo, a diretora da E.M. Sr. Odorico Martinho da Silva, Simone Araújo Rodrigues Portela, o gerente de operações da Vale, Marco Conegundes, e o gerente de Projetos Sociais da Fundação Vale, Marcos Reys, e a escritora brasileira, Sônia Rosa.

Os jovens do grupo de Hip Hop do projeto Reciclando Vidas se apresentaram. A escritora brasileira, Sonia Rosa, participou de uma roda de conversa com a comunidade. Com cerca de 40 livros voltados para a literatura infantil, a autora debateu sobre sua trajetória como educadora e escritora e leu algumas de suas obras, entre elas: "Cadê Clarice?", "Lá vai o Rui...", "Como é bonito o pé do Igor", "A Manta" e "Capoeira". A auxiliar de biblioteca, Júnia Ferreira, também contou histórias.

A secretária municipal de Cultura, Míriam Palhares, parabenizou a comunidade por receber a Biblioteca Comunitária Rosa Batista de Moraes. "Hoje é um momento único. Nós, que fazemos cultura, nos emocionamos. O que a Vale, a Sabic e a Prefeitura estão proporcionando hoje para a comunidade do Pires é de uma beleza ímpar. A comunidade ganha muito, a cultura ganha muito, Congonhas ganha muito. Parabenizo todos os moradores do Pires, porque vocês ganharam um tesouro. O maior tesouro que temos é a leitura e o conhecimento", completou.

O gerente de operações da Vale, Marco Conegundes observou que a Vale incentiva a cultura na região. "Procuramos estar próximos das cidades onde atuamos. Temos certeza de que essa Biblioteca contribuirá muito para as pessoas e esse espaço irá incentivar as crianças a leitura", destacou.

Rosa Batista de Moraes

Dona Rosa Batista de Moraes lecionava em uma casa da família no Barnabé, para alunos do bairro, do Pires e do Campinho. Mãe de três filhos, Maria de F. Apolinário, José D. da Silva e Armando. A. da Silva, Dona Rosa lecionou em casa até os anos 80, quando ficou doente. A escola foi levada pela Prefeitura para o Campo das Flores. Dona Rosa faleceu aos 101 anos em junho de 2015.

Filha da educadora, Maria de Fátima Apolinária, ficou muito feliz com a homenagem: "Sei que, onde minha mãe estiver, ela está muito feliz por estar sendo lembrada. Ela passou conhecimento para muitas pessoas. Sobre a biblioteca, acho uma coisa maravilhosa para se passar para as crianças", destacou.