Congonhas

Projeto sobre o uso consciente da água é destaque no Estado

24/05/2018

Em toda sua trajetória acadêmica, os alunos da rede municipal de ensino da cidade de Congonhas aprendem sobre a importância de se preservar o meio ambiente. O resultado desse trabalho se reflete nos diversos projetos desenvolvidos pela equipe pedagógica, tornando Congonhas uma das referências em Educação Ambiental.

Um exemplo é o projeto "De onde vem nossa água?", da Escola Municipal Dona Caetana Pereira Trindade, que foi selecionado para a etapa estadual da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), realizada em 17 de maio, em Belo Horizonte.

O aluno Emanuel Henrique Fernandes Silva e a professora Elisângela Henriques Veloso representaram a instituição de ensino do Alto Maranhão na CNIJMA. Durante o evento, o estudante apresentou ao público o projeto desenvolvido em Congonhas. "O nosso objetivo era acabar com a falta de água frequente e conscientizar as pessoas, porque alguns gastam muita água. Foi muito bom participar da Conferência. Eu tive o apoio da Secretaria de Educação e do prefeito Zelinho. Gostei muito de ter representado a minha escola e o Município", conta Emanuel, que está no 9° Ano.

O projeto "De onde vem a nossa água?", da Escola Municipal "Dona Caetana Pereira Trindade", do Alto Maranhão, teve o objetivo de conhecer e valorizar as nascentes que abastecem a comunidade. Os alunos visitaram as nascentes do bairro e verificaram o seu estado de conservação; estudaram os hábitos de consumo de água dos moradores; identificaram como a água é utilizada na escola; valorizaram a água como recurso indispensável à vida; e elaboraram a “Carta da Conferência na Escola”, destinada às autoridades locais sobre a situação do abastecimento de água da comunidade.

Além de ter tido excelentes resultados nas duas últimas edições da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, a rede municipal de ensino teve projetos premiados em diversas edições do "Prêmio Gerdau Germinar de Educação Ambiental". "O município é o único da região a contar com um grupo de professores com carga horária destinada exclusivamente aos projetos de Educação Ambiental nas escolas municipais, com o Grupo de Referência em Educação Ambiental (GREA). Essas conquistas certamente são frutos de políticas públicas de qualidade e responsabilidade, voltadas para a discussão de temas ambientais em toda a Rede Municipal de Educação", explica a coordenadora de Educação Ambiental, Andréa Cristina Sousa e Silva.

Etapas anteriores

Este ano, 10 projetos das escolas municipais de Congonhas foram enviados para a Superintendência de Ensino de Conselheiro Lafaiete (SRE). Na seleção regional, três foram escolhidos e enviados para a Comissão Organizadora Estadual (COE). Entre eles estavam trabalhos das escolas municipais João Narciso, Dom João Muniz e Dona Caetana Pereira Trindade, este, selecionado para participar da Conferência Estadual, em Belo Horizonte.

Histórico de participação

Congonhas participou da IV Conferência, em 2013, tendo 3 projetos encaminhados para a etapa estadual, com três delegados representando as escolas municipais Odorico Martinho da Silva, Dona Caetana Pereira Trindade e Fortunata de Freitas Junqueira, que foi selecionada para a etapa nacional, em Brasília.

A CNIJMA é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). A iniciativa tem o objetivo de mobilizar os estudantes, promovendo a reflexão e o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental.