Congonhas

Atendimentos feitos pelo Município de Congonhas começam a ser afetados pela falta de combustível

24/05/2018

A Prefeitura de Congonhas informa que, em decorrência da escassez de gasolina e óleo diesel nos postos de combustível da cidade, diversos serviços públicos municipais de áreas como saúde, educação, assistência social, transporte e obras começam a ser afetados.  

A Secretaria de Saúde conseguiu uma reserva de 220 litros de óleo diesel que será utilizado para emergências, como é o caso de transporte de pacientes para consultas, exames e internação em CTI.  Caso o bloqueio de veículos de carga persista na BR-040, a partir desta sexta-feira (25) o serviço começará a ser ainda mais prejudicado. A agenda desta sexta (25) dos médicos do Centro de Especialidades Médicas (CEM), que funciona no Complexo de Saúde, na Praia, está suspensa, já que vários deles moram fora de Congonhas, o que pode prejudicar também o atendimento da UPA 24h. Nesta quinta (24), o atendimento destes dois serviços de saúde ainda é normal.

Os serviços prestados pelo Hospital Bom Jesus (HBJ) seguem o mesmo procedimento da Secretaria de Saúde, até porque o transporte de pacientes daquela instituição filantrópica é realizado pelo Município. Deslocamentos até outras cidades de pacientes do HBJ para procedimento eletivo, que é aquele programado e não considerado de urgência e emergência, terão de aguardar.

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS) está atuando somente nos casos prioritários envolvendo visitas técnicas de usuários do Cupom-Cesta, Bolsa Família e auxílios Natalidade e Funeral. O atendimento aos deficientes visuais que são transportados à Fundação Olhos D’Água, em Conselheiro Lafaiete, três vezes por semana (terça, quinta e sexta-feira) não estão comprometidos esta semana.

Para garantir a segurança na locomoção dos alunos e servidores das escolas municipais, a Secretaria de Educação informar que não haverá aula nesta sexta-feira e também na segunda-feira em toda a rede municipal de ensino.

Segundo a Secretaria de Administração, a tramitação de processos está prejudicada, diante do contigenciamento de veículos. A administração do Terminal Rodoviário, também ligado a esta pasta, mantém contato com as empresas responsáveis pelo transporte interurbano, intermunicipal e interestadual. Persistindo o bloqueio na BR-040, as viações Comércio & Lubrificantes, Sandra e deverão alterar seus quadros de horário. Esta última, responsável pelo transporte urbano em Congonhas terá de reduzir seus horários já na manhã desta sexta, caso não haja condições de reabastecimento já na manhã desta sexta.  Para Belo Horizonte, nesta quinta, estão disponíveis o horário das 17h e as linhas em trânsito nos horários das 16h, 18h e 21h. Para Conselheiro Lafaiete, desde esta quinta, os horários disponíveis já são os do final de semana.

Com relação à Secretaria de Obras, até o momento a prestação de serviços terceirizados de equipamentos não está prejudicada, pois estes são abastecidos por óleo diesel, combustível ainda é encontrado nos postos de Congonhas. Mas as empresas contratadas pela Prefeitura para execução de obras estão paralisando o trabalho, devido a falta de material, como concreto, manilhas e tubos. Quanto ao transporte de servidores prestado pela Coopertran, foi preciso reduzir a prestação de serviços, já que ainda nesta quinta-feira já há dois carros sem combustível.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, o caminhão da Coleta Seletiva não conseguiu chegar a Lobo Leite nesta quinta, devido à dificuldade de acesso ao bairro. Para os próximos dias a Secretaria de Meio Ambiente e a empresa Localix vão avaliar as condições de coleta novamente.