Congonhas

Museu de Congonhas recebe professores da região para mais uma conferência do Programa de Formação em Mídia-Educação

11/08/2018

Estar antenado com as novas tecnologias e trazer esses recursos para dinamizar as salas de aulas: esse é um dos compromissos do Programa de Formação em Mídia-Educação que acontece no Museu de Congonhas desde 2017. A iniciativa conta com o patrocínio da CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo de Minas Gerais. Além do Museu de Congonhas, as atividades acontecem nas escolas dos distritos de Lobo Leite, em Congonhas, Mota e Miguel Burnier, em Ouro Preto.

No próximo sábado, dia 18 de agosto, das 9h às 16h, será realizada a conferência de encerramento do programa com as presenças do curador do projeto e gerente geral do Canal Futura João Alegria e do professor da Universidade de Passo Fundo Adriano Canabarro Teixeira, pós-doutor em Educação. O evento será aberto a todos os educadores de Congonhas e região e tratará do tema “Programação de Computadores na Educação Básica, mais do que uma tendência, uma alternativa poderosa de desenvolvimento cognitivo e de ressignificação da informática  educativa”.

Apostar em um novo modelo pedagógico, que estimule o uso da tecnologia em sala de aula, mas que vá, além disso, e, de fato, conscientize profissionais da educação sobre as possibilidades de transformação da experiência escolar é o objetivo do Programa de Formação em Mídia-Educação do Museu de Congonhas. Este é o primeiro projeto do gênero a ser implantado no interior de Minas.

Palestrantes:

João Alegria:

Gerente Geral do Canal Futura e curador do Programa. Atua como professor de graduação da PUC Rio, tendo iniciado sua atividade docente na universidade junto ao Curso de Especialização em Mídia, Tecnologia da Informação e Novas Práticas Educacionais, oferecido pela Central de Cursos de Extensão da universidade. Desde 2011 é professor do Quadro Complementar do Departamento de Artes e Design, na habilitação de Design em Mídias Digitais, contribuindo com as disciplinas de Projeto Final, Projeto Avançado Produção e Distribuição e Distribuição Audiovisual.

Adriano Canabarro Teixeira:

Pós-doutor em Educação e atualmente bolsista de Pós-Doutorado Sênior CNPq no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Atua como Professor Titular na Universidade de Passo Fundo e como professor permanente na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai. Atua também como pesquisador colaborador no Departamento de Ciência da Formação da Universidade de Roma Três. É pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa em Cultura Digital na Educação e responsável pelo programa de extensão Mutirão pela Inclusão Digital. Idealizador dos Seminários Nacionais de Inclusão Digital e coordenador das quatro primeiras edições e dos projetos Berçário de Hackers, Escola de Hackers, Escola de Hackers Avançada e Academia White Hat da Prefeitura Municipal de Passo Fundo, agraciados com o Prêmio Líderes & Vencedores da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul em 2015. É também líder do Grupo de Educadores Google Passo Fundo.