Congonhas

Copa Profeta demonstra evolução do Jiu-Jitsu em Congonhas e os efeitos positivos que este esporte começa a trazer à cidade

21/08/2018

A 3ª Copa Profeta de Jiu-Jitsu reuniu cerca de 300 atletas e milhares de aficionados desta modalidade esportiva de toda a região no Ginásio Poliesportivo do Nova Cidade no último domingo, 19/08. A competição é, anualmente, organizada pela Academia Capivara Team em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, nas modalidades pré-mirim, mirim, infantil, infanto-juvenil, juvenil, adulto, absoluto e máster.

Na classificação por equipe, foram premiadas a congonhense Capivara Time em 1º lugar, seguida pela Paviones (Ibirité), Geraldo Peixoto (Piranga) e He-Man (Itabirito/Congonhas). O prefeito Zelinho prestigiou o evento, ao lado do secretário municipal de Esporte e Lazer, José Lúcio de Castro. E a exemplo dos organizadores, o professor Emerson Pereira (Nelson do Jiu-Jitsu), Francisnei Machado e atletas, comemoraram o sucesso desta terceira edição.

O atleta Léo, da equipe Gracie Barra, campeão da categoria absoluto nas faixas preta e marron explica porque voltou a Congonhas este ano: “Gosto muito deste evento, pela responsabilidade dos organizadores com os atletas. Eu vim para cá sabendo que haveria premiação, independentemente do número de atletas participantes. Eu preciso de premiação e a daqui é muito boa, eu vivo disso, me mato de treinar pra isso, a organização é excelente. O ginásio tem uma estrutura perfeita. Ano que vem virei e trarei meus alunos. Gosto tanto de lutar em Congonhas que lamento ter de esperar um ano pra voltar”.

O Jiu-Jitsu, como outras artes marciais, vão além da competição. Wallace Farias Barcelar, pai do garotinho Heitor Lobo, que luta pela equipe Capivara Times e aluno da Academia FF Combates, diz que o esporte mudou seu filho. “Ele era muito agitado, encontramos a forma de canalizar a energia dele através do Jiu-Jitsu. A gente incentiva as crianças a praticar esporte, porque hoje elas querem ficar nos joguinhos e celulares e esporte é uma coisa muito boa”, diz o morador do bairro Zé Arigó.

“Eu gosto do Jiu-Jitsu, entro pra competir sabendo que posso ganhar ou perder. Pra minha vida, além de ficar mais calmo, aprendo a me proteger e a respeitar as pessoas”, conta o filho Heitor Lobo.

Célio Alexandre, da Vila São Vicente, pai do Gabriel Dias Avezedo que pratica Jiu-Jitsu pela Capivara Time luta há 3 anos lembra a evolução do filho e deste esporte no período. “Ele ganhou disciplina e está muito mais atendo às atividades que está fazendo. Quando ele começou, havia somente duas equipes em Congonhas, agora já há vários locais de treinamento. Os professores e a Prefeitura se dedicam para difundir o Jiu-Jitsu, que está presente até em projetos sociais no CRAS. Nos campeonatos, a presença de competidores e do público cresce ano a ano”, testemunha.

Gabriel saiu vencedor da luta que disputou no campeonato. “A luta foi mais ou menos difícil. O adversário chamou para a guarda e eu parti pra cima. Estou feliz com a medalha. Com relação ao que ganho pra minha vida com o esporte, agora sou focado não só no Jiu-Jitsu quanto de futebol”, diz.

O Instrutor Francisney Machado avalia positivamente o evento como um todo e a competição. “Contamos novamente com atletas de ponta, que já disputaram Mundial, Europeu e Pan-Americano. Das 24 equipes, ficamos em 1º lugar, então a cidade tem se desenvolvendo na modalidade”.

Formação humana

Os organizadores da Copa Profeta de Jiu-Jitsu também se preocupam com a formação do ser humano. “Formamos caráter. Dou aula para crianças a partir de 5 anos de idade, passamos para as crianças bons princípios. Interessados podem procurar nossa equipe no Facebook pela página FFCombat Brasilian Jiu-Jitsu. Aprovamos o novo ginásio, agora contamos com duas belas opções para novos torneios. Temos filiais no Novo Rosário, no Centro e no Dom Silvério, além dos projetos sociais nos CRAS [Centro de Referência de Assistência]. Estamos negociando com a Prefeitura a criação de uma escolinha no Poliesportivo Central, a Prefeitura já adquiriu os tatames, aí colocaremos atletas mais graduados de nossa equipe para dar aulas lá”, adianta.

O criador da Capivara Times há 13 anos, Nelson do Jiu Jitsu, lembra as dificuldades do início quando acabou ficando sozinho à frente da equipe e os avanços alcançados por este esporte em Congonhas e sua contribuição para a cidade. “Eu tive de ir para Conselheiro Lafaiete treinar, mas nos esforçamos para manter vivo o Jiu-Jitsu em Congonhas. Desde o início, sonhávamos em criar o Campeonato, o que se tornou realidade há 3 anos. A cada ano aparecem melhores atletas. Queremos que a competição cresça muito ainda. Mesmo com a realização de 6 campeonatos somente em BH neste final de semana, que contaram com pessoas que treinam com a gente, achei que foi um grande evento. O campeão absoluto faixa preta deste ano havia vencido competições na Rússia no mês passado. Pregamos a disciplina e o respeito ao ser humano. Mantemos projetos em várias escolas. As artes marciais oferecem isso à sociedade. Agradeço ao prefeito Zelinho, ao secretário José Lúcio e ao diretor Rodrigo Lorran pelo suporte que nos oferecem para a realização do campeonato. Que venha a próxima edição. Este ano ainda, em setembro, iremos levar nossa equipe para competir em Barbacena”.

O prefeito Zelinho saudou os participantes da 3ª Copa Profeta de Jiu-Jitsu, agradecendo à Capivara Time a parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer. O chefe do Executivo Municipal lembrou a grande infraestrutura criada em seu Governo para a prática de esporte e lazer em Congonhas, com a construção de ginásios poliesportivos como o do Nova Cidade, que recebeu a competição, e o investimento em servidores preparados para prestarem serviços à população.

O secretário de Esporte e Lazer, José Lúcio de Castro, afirma que, desde a primeira edição, ficou impressionado com o que considera altíssimo nível de organização do evento, que fica a cargo da Capivara Tim. “Agradecemos aos organizadores e aos participantes de dez cidades na Copa Profeta. Ela, a cada anos, vai se firmando como uma das mais importantes da modalidade no interior de Minas. O Município investiu na aquisição de tatames, que podem ser utilizados para a realização de mais projetos sociais junto com os organizadores desta copa. Podemos também abrir  receber competições de Judô, Karatê e ginásticas Olímpica e Rítmica, já que é ideia da nossa treinadora esportiva Fernanda Lourenço introduzir no Programa Congonhas Mais Saudável, da Secretaria, a iniciação desta última modalidade. Assim Congonhas vai se consolidando na prática de diversas modalidades esportivas”, finaliza.

Os alimentos não perecíveis levados pelo público ao Ginásio Poliesportivo do Nova Cidade no dia da competição serão doados a entidades filantrópicas de Congonhas.