Congonhas

Prefeitura e Fundação vinculada à UFOP formalizam criação de espaço de fomento a inovação e tecnologia em Congonhas

23/08/2018

O prefeito de Congonhas Zelinho, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Christian Souza Costa, o Presidente da Fundação Educacional Ouro Preto (Feop), Ricardo Rabelo e o Presidente da Câmara Municipal de Congonhas, Adivar Barbosa, assinaram, no início desta semana, um Acordo de Cooperação em que formalizam a instalação do HUB Digital (ambiente de educação empreendedora que utiliza tecnologia de comunicação à distância, estratégias e soluções inovadoras) no Município.

Inauguração

O espaço será inaugurado em Novembro deste ano. Ele se localizará entre os bairros Rosário e Alvorada. Esta é uma das etapas de implementação da Política Municipal de Inovação e Tecnologia, desenvolvida pela Prefeitura em parceria também com o Sebrae, instituições de ensino e a iniciativa privada, e que visa a transformar Congonhas em um dos principais vales de inovação de Minas.

Sobre o HUB Digital

O HUB Digital terá estrutura moderna com espaço de trabalho compartilhado, salas para reuniões, treinamentos e também para instalação de equipamentos de um laboratório da rede FAB LAB. No local haverá profissionais capacitados a instruir o público, porque o Hub de Inovação não se refere somente ao espaço, mas também às pessoas que nele atuam.

Congonhas sai à frente de outros municípios de Minas e do Brasil na busca pela inovação e tecnologia, é o que garantiu o presidente da Fundação vinculada à Universidade Federal de Ouro Preto, a Feop, Ricardo Rabelo, durante a solenidade realizada no Museu de Congonhas. “Porque a Prefeitura absorveu muito bem o ecossistema inteiro de inovação. Ela vai custear não somente o espaço físico do Hub de Inovação como ações como cursos e eventos. Congonhas entendeu também que a receita do sucesso no Mundo todo é iniciar este processo no ensino básico, passando pelo ensino médio, oferecendo workshops educacionais, competições como gincanas, inserindo na camada jovem da população a ideia da inovação e seguir com ações destinadas a estudantes do ensino técnico e superior, profissionais como gerentes e empreendedores que irão renovar os negócios de suas empresas ou criar outras, como as startups. A inovação não é algo simples. O Hub de Inovação é um processo educacional diferenciado, onde acontece a troca de experiência, como objetivos palpáveis, onde o sucesso e o fracasso são importantes porque agregam conhecimento. A iniciativa de Congonhas é por si só uma inovação. A reunião entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Congonhas e o prefeito de Ouro Preto, Júlio Ernesto de Grammont Machado de Araújo, fez surgir a ideia de a cidade vizinha também criar sua Secretaria específica para esta área de atuação”, considerou.

Após 7 meses de trabalhos internos de preparação, começam a aparecer as ações para que as pessoas possam senti-las, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Congonhas. “O Hub Digital é o primeiro grande passo que damos, graças à parceria com a Fundação Educacional Ouro Preto. Iremos instalá-lo em um espaço de quase 500 m², novo, adequado, pujante, criativo e efervescente, reunindo o poder público, a iniciativa privada, as instituições de ensino, fomentando novos negócios e o surgimento de novas empresas de inovação e tecnologia em Congonhas. Considero que este é um momento histórico para a nossa cidade, que apresentará os resultados em breve com a abertura de oportunidade para nossos jovens, estudantes e toda a população. Iremos trabalhar não só a inovação tecnológica, mas também a dos negócios tradicionais. Já estamos conversando com a Associação Comercial para levarmos os comerciantes a este ambiente, a fim de que apresentem suas dificuldades aos universitários e estes pensem em soluções inovadoras para estes negócios. O Hub irá fortalecer a nossa economia. Este é um dos pilares da Política Municipal de Inovação e contará com o apoio da Anpei [Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras], que reúne todas as grandes empresas nacionais e internacionais em atividade no Brasil, como Embraer, Coca-Cola, VALE, e entraremos no circuito delas, o que facilitará o surgimento de novos negócios para a nossa cidade”, salienta Christian.

São também parceiros potenciais do ecossistema de inovação, além do Município, FEOP e o SEBRAE, todo o Sistema S, que conta ainda com Senai e Senac, as agências de fomento FAPEMIG, FUNEP, BNDES, escolas técnicas e de nível superior e de ensino básico, as grandes empresas e o inventor individual. 

2º Fórum de Negócios

No dia 26 de Novembro, será realizado o 2º Fórum de Negócios de Congonhas no Museu de Congonhas. Esta segunda edição se dedicará exclusivamente à inovação e tecnologia, com a realização de quatro painéis: 1º Inovação e Tecnologia no Mundo dos Negócios, com participação da FIEMG e donos de startups de sucesso; 2º Inovação e Tecnologia na Mineração e na Siderurgia, com participação da Gerdau, Ferrous, CSN e VALE, explicando quais são suas ações neste contesto; 3º Inovação e Negócios Tradicionais, com participação de empresários que inovaram em seus ramos de atuação o obtiveram sucesso; 4º Inovação, Economia Criativa e o Turismo, painel este elaborado em parceria com a Fumcult, para mostrar como a inovação tem feito a diferença na gestão do Turismo no Mundo, abordando a realidade local.