Congonhas

Estudantes de Congonhas são classificados para a fase online das Olimpíadas de Astronomia

04/09/2018

Congonhas poderá representar o Brasil nas Olimpíada Internacionais de Astronomia de 2019: Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). O estudante do 9º ano da Escola Municipal Dona Caetana Pereira Trindade, João Vitor Rezende Ramalho é um dos congonhenses que participará da etapa seletiva, além de Paola Machado Almeida (Colégio Nossa Senhora da Piedade e Fernando Eduardo Pinto Moreira (Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Congonhas). Os melhores classificados serão convidados para as Provas Presenciais, que vão ocorrer no início de 2019.

Os estudantes terão acesso às instruções para o simulado que ocorrerá no próximo domingo, 09 de setembro. A realização das provas online será realizada nos dias 16 de setembro, 07 e 28 de outubro. Para acessar o material de estudo e ficar por dentro de outras informações que serão disponibilizados CLIQUE AQUI.

As notas obtidas pelos estudantes nas provas da XXI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, realizadas em maio deste ano, determinaram a classificação para a primeira fase das Seletivas 2019.  A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do Ensino Fundamental e Médio em todo território nacional.

A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins; promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.