Congonhas

Gerdau transforma alunos da rede pública em cientistas por um dia

A iniciativa é uma parceria entre o Programa Gerdau Germinar e a UFMG.

22/11/2018

A Gerdau, em parceria com o Laboratório de Ecologia de Bentos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), promoveu mais uma edição do “Dia de Cientista”. Os alunos da Escola Municipal José Monteiro de Castro, de Congonhas, tiveram a oportunidade de conhecer o Biocentro Gerdau Germinar e aprender, de forma teórica e prática, sobre os bioindicadores de qualidade da água.

Além de realizarem atividades práticas nos laboratórios, no riacho do Biocentro e no reservatório Soledade, os estudantes participaram de uma palestra sobre o programa de biomonitoramento das bacias hidrográficas na visão de Bioindicadores de Qualidade de Água.

De acordo com a analista de Desenvolvimento Ambiental do Programa Gerdau Germinar, Fernanda Montebrune, as atividades proporcionaram aos alunos a oportunidade de vivenciar, em campo e em laboratório, as tarefas realizadas por pesquisadores, simulando as etapas de estudos dos Bioindicadores de Qualidade de da Água em bacias hidrográficas. “Acreditamos que além da experiência vivenciada pelos alunos, as atividades destacam a importância da preservação das bacias e sua biodiversidade. Ao final, os alunos se tornam agentes multiplicadores e comprometidos em contribuir para a conservação dos recursos naturais”, afirma.

As atividades aconteceram na área de preservação e conservação construída pela Gerdau, em Ouro Branco, com 48 hectares de vegetação. No local é sediado o programa Germinar, que existe há 21 anos e está presente em Ouro Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e distritos de Ouro Preto.

Sobre o Programa Gerdau Germinar

Realizado em conjunto com o Instituto Gerdau e a Gerência de Sustentabilidade, o Programa Gerdau Germinar é uma iniciativa voltada para a prática da educação e conservação ambiental. A iniciativa reforça o compromisso da Empresa com o desenvolvimento sustentável das regiões em que atua. Desde o ano do lançamento do programa, em 1990, mais de 445 mil pessoas foram beneficiadas pelas ações. Além das visitas técnicas, o Programa oferece oportunidades de curso para educadores, eventos, palestras, oficinas e projetos socioambientais nas escolas, ONGs e comunidades.

Sobre a Gerdau

A Gerdau é uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que ampliam o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.