Colunista - Renato Lisboa

Comunicar-se bem, faz toda a diferença

Por Renato Lisboa

30/05/2017

Pra mim a maior invenção do ser humano não foi a roda, e sim, a comunicação. Foi a partir da comunicação entre pessoas que o desenvolvimento do ser humano passou a se dar de forma mais rápida e com certeza a roda foi mais uma consequência da eficiência da comunicação. Saber se comunicar bem é uma virtude dos vencedores, e para se tornar um, iremos abordar alguns comportamentos que se utilizados pelo comunicador o ajudarão em muito a se tornar um grande comunicador e quem sabe se tornar uma pessoa de sucesso.

Autoconhecimento

Para se tornar uma pessoa com uma comunicação eficaz é imprescindível se conhecer. É importante que ela olhe pra dentro e tenha clareza de como o “eu” interno dela é e o que é capaz de fazer. Neste quesito é fundamental que a pessoa tenha domínio e consciência dos seus atos e como as pessoas reagem a isso. Dessa forma, é inadmissível que a pessoa viva isolada, sem relacionamentos interpessoais. Compartilhar seus sentimentos, anseios, derrotas e vitórias são fatores essenciais na construção do auto conhecimento, visto que ao recebermos os feedback e opiniões daqueles com os quais convivemos nos ajuda a enxergar o mundo e também a nos conhecer cada vez mais por dentro.

Ter autoconhecimento nos ajuda a identificar os nossos limites e a enxergar se somos capazes ou não de superar tais limites que são colocados a nossa frente durante a nossa existência e por nós mesmos.

Autoconfiança

A autoconfiança também é um fator primordial para um bom comunicador. Sem ela a pessoa não sobe nos palcos da vida, não emite opiniões, evita se expressar em público e com quem não conhece e tende a viver uma vida mediana sem grandes desafios. A autoconfiança é um exercício diário que o comunicador tem que fazer. Saber sobre si, ou seja ter o seu autoconhecimento claro, fará com que a pessoa enxergue os seus pontos francos e isso fará com que ela trabalhe esses pontos francos para que eles não se tornem um problema durante a sua vida e dê confiança para quebrar paradigmas e vencer aquilo que um dia foi para ela um desafio.

Liderança

O conceito de liderança mudou. Não existe mais aquela liderança imposta em que o Chefe manda e todo mundo obedece. A liderança agora é conquistada e o líder atua juntamente com os liderados demonstrando como tem que ser feito. Além disso, o líder é uma pessoa que ouve, está sempre aberto as mudanças e sempre disposto ao diálogo.

Não é coincidência, mais os grandes líderes também são grandes comunicadores, pois entendem que uma comunicação clara encurta muito o trabalho e trazem resultados positivos para os liderados e para a empresa.

Oportunidades profissionais

Você já esteve em uma aula ou palestra com um grande doutor de currículo invejável e ficou decepcionado porque ele não conseguiu transmitir o conteúdo de forma a qual você não entendeu nada?

Pois é, isso acontece porque muitos especialistas em determinado assunto conhecem profundamente um determinado assunto, mais na hora de transmiti-lo são um fracasso.

Isso frequentemente acontece e é importante que as pessoas tenham a humildade de reconhecer essa falha e procurem um profissional da área da comunicação para que elas possam tratar desse ponto fraco e aprender de forma didática como passar todo o seu conhecimento.

Nessa era da comunicação digital que vivemos, compartilhar o conhecimento é um diferencial. Certamente o conhecimento aliado a boa comunicação é um investimento lucrativo.

Criatividade

Uma das grandes cartas na manga que os grandes comunicadores carregam é a criatividade. Ser criativo e aberto as mudanças é um diferencial, pois ao perceber que os destinatários da comunicação não estão a passar um feedback positivo da comunicação que estão recebendo. Cabe ao comunicador mudar, e para isso ser criativo é fundamental. Eu geralmente tenho de três a quatro maneiras de contar uma história ou uma palestra. Qual dessas formas eu irei usar vai depender em muito de como a plateia irá reagir e me passar o feedback. Se for positivo vou continuando nesta toada, se for negativo eu vou mudando até que a química com a plateia seja alcançada.

Flexibilidade nas relações interpessoais

Um ser humano não é igual ao outro e por isso a forma de nos relacionar com as pessoas também não é igual. As relações interpessoais não são fórmulas matemáticas, muda de pessoa para pessoa e ao entendermos isso nos torna mais flexíveis e compreensivos. É importante aprendermos a filtrar as informações e entender que a forma de se comunicar para com um pode ser eficaz, mas para com outro não.

Vitória sobre os desafios

Ao nos relacionarmos e comunicarmos com as pessoas vamos aprendendo outros pontos de vista, outras formas de enxergar o mundo e isso é fundamental para que possamos enfrentar os desafios com mais entusiasmo.

Compartilhar a informação com os outros nos faz enxergar novos horizontes e também podem surgir novas soluções para os obstáculos avistados.

Outro ponto importante é que somente através da comunicação é que temos a bela oportunidade de conhecer o outro ser humano a nossa frente. Somos o meio e produto dessas relações. Por isso, ter uma comunicação eficiente nos fará tornar melhores seres humanos.

 

Renato Lisboa é um empreendedor serial, busca constantemente parcerias e alianças para desenvolver soluções e respostas que impactem positivamente na sociedade. Professor universitário e de cursos técnicos ele é orientado para resultados, ambicioso, facilidade de relacionamento, integrado e ambientado com capacidade de trabalhar em equipe, negociador hábil, líder de fato, apresenta conhecimento da realidade externa, visão de processos sistêmicos, pensamento sistêmico, perspectiva a tendências, capacitado para inovar, capacidade de reter e atrair colaboradores, envolvente, empreendedor, comunicativo, habilidade de lidar com paradoxos, formação acadêmica Superior interdisciplinar em Direito e cursando Jornalismo, Administração e Teologia, áreas de maior afinidade.

Expertise em Direito Administrativo Empresarial e Financeiro, economia, gestão de pessoas – RH, administração de pessoal, coaching, wellnellss coaching, gestão financeira e orçamentária, domínio da tecnologia da informação, segurança do trabalho, propriedade intelectual, legislação trabalhista e ética profissional. Possui ampla experiência em empresas nacionais de grande porte, com forte atuação na estratégia do negócio, abrangendo a condução de projetos relacionados à Cultura e Desenvolvimento Organizacional, Gestão de mudança, Desenvolvimento e Coaching de executivos e carreira. Além do mais, possui expressiva vivência na condução de processos de Desenvolvimento desde o mapeamento de competências, plano de desenvolvimento de carreira, coaching, avaliação de desempenho, gestão de clima e planos de atração, sucessão e retenção de talentos.