Colunista - Miriam Taciana Miranda Cruz

Conflitos, suas diversas dimensões e a atuação complementar de profissionais na mediação – PARTE 02

Texto escrito em conjunto pela Advogada Míriam Taciana e a Psicóloga Renata Miranda. Parte 02

26/08/2021

Nos últimos anos, o Poder Judiciário vem passando por uma transformação a partir da política de incentivo e aperfeiçoamento dos mecanismos consensuais de solução de conflitos, como  a conciliação, a mediação e outros métodos.

Neste contexto surgiu e vem se desenvolvendo o Direito Sistêmico, denominação que passou a ser utilizada pelo Juiz de Direito Dr. Sami Storch para denominar o uso da técnica Constelações Familiares, sistematizada por Bert Hellinger, no âmbito do Judiciário e na solução de conflitos judiciais.

Inicialmente utilizada como recurso para auxiliar na resolução de conflitos nas varas de família -  casos de divórcio, alimentos, guarda-,  tal prática tem se expandido por diferentes Tribunais do país, e abrangendo conflitos cíveis, criminais, empresariais e também trabalhistas.  

Partindo de um olhar sistêmico, essa prática proporciona um reencontro da pessoa com sua história e uma ampliação do olhar sobre o conflito, trazendo para a consciência possíveis dinâmicas ocultas em seus sistemas de relacionamento. Assim, a postura dos profissionais que aplicam tal prática para auxiliar seus clientes a resolver problemas, vai além das questões aparentes e do enquadramento dos casos às leis, pois se aprofunda em suas origens.

Para exemplificar, trazemos um caso que se tratava de exoneração de pensão alimentícia de um pai com relação a filha, por ter esta se formado em curso superior. Durante a sessão, ambos puderam se olhar de uma nova forma, e compreender que a pensão que era então oferecida simbolizava a própria presença do pai na vida da filha. Sendo assim, a filha pôde expressar a falta que sentia dele, e o pai teve a chance de redefinir sua presença para a filha, incentivando-a e ajudando-a, inclusive na busca de um emprego.

A constelação familiar pode proporcionar às pessoas uma experiência muito relevante, pois contribui na ampliação da autopercepção dos participantes. A prática pode ser realizada em grupo ou individualmente e pode se integrar a outros meios de gestão de conflitos.

A jovem Miriam Taciana Miranda Cruz é Graduada em Direito pela UFJF, Advogada, Pós-Graduada em Mediação de Conflitos e Arbitragem e Mediadora Extrajudicial. É Uma curiosa e apaixonada pela vida, pela reflexão e aperfeiçoamento na construção de relacionamentos saudáveis conosco e com os outros. Natural de Rio Espera/MG e residente em Barbacena/MG. Instagran: @miriamtmcruz

  

 

Renata Miranda - Psicóloga (CRP 04/34.873) é graduada em Direito, Terapeuta sistêmica, em constante estudo e aprendizado sobre as relações humanas, fazendo da paixão a profissão e missão, para construção de relações mais saudáveis. Experiência como mediadora de conflitos, e atendimento clínico individual, de casal e família. Natural e residente de Belo Horizonte. Instagram @renatamiranda.psi