Colunista - Miriam Taciana Miranda Cruz

Uma nova era para a comunicação

Texto escrito pela colunista Míriam Taciana em parceria com Josiane Zinato.

13/05/2022

Você, leitor (a), que lê este texto, nos conhece ou já conversou conosco pessoalmente? Muitos de vocês, possivelmente, não.

A comunicação digital, em suas diversas formas, que está cada vez mais presente em nosso cotidiano, através das redes sociais e plataformas de contato virtual, se expandiu muito nos últimos anos, especialmente neste período de pandemia, o que proporciona uma rede cada vez maior de pessoas conectadas virtualmente.

Neste sentido, diversos foram os impactos para muitas áreas e empresas, que antes não haviam enxergado o potencial do meio digital. Muitas delas precisaram se reinventar e migrar seus atendimentos, suporte e vendas para o online. O trabalho “home office” também se popularizou neste momento, e muitas áreas, dentre elas a de ensino, se firmou nesse modelo de trabalho. Para muitos, o ganho que o “home office” trouxe para a carreira permitiu mais comodidade, menos perigo e gastos no trajeto para o trabalho, mais presença e sintonia com a família. Para outros, que não concordam com a modalidade, o “home office” traz uma perda da identidade da empresa, jornadas de trabalho mais longas, sem muitos benefícios financeiros. Tudo é questão de ponto de vista e impactos pessoais, que variam de indivíduo para indivíduo, de empresa para empresa. Muitos campos de atuação e negócios foram descobertos e vão se expandindo cada vez mais no cenário pós-pandemia, que muitos vem chamando de “novo normal”.

O que de fato ninguém pode negar é que a internet e tudo o que é oferecido através dela veio para ficar, e isso vai, muitas vezes, exigir de nós um imediatismo em acompanhar o processo virtual. 

As formas de comunicação interpessoal vêm se modificando, consequentemente. A pandemia adiantou um processo de digitalização que talvez fôssemos viver somente em algumas décadas no futuro. Mesmo com os desafios enfrentados durante o isolamento social, a presença virtual nos trouxe mais aconchego, permitiu nos aproximar das pessoas, continuar estudando, participar de reuniões, e até mesmo encontrar amigos e ver shows de ídolos da música através das lives que bombaram nos canais do Youtube. Um momento tenso, que contou com necessidade de muita reinvenção.

Por outro lado, temos sinais de alerta decorrentes desse processo. Além da segregação digital, o que impede o alcance dessas novas formas de contato a muitas pessoas, a comunicação digital e o ambiente virtual também se tornaram lugares propícios para o aumento de golpes e discursos de ódio. Muitos se aproveitaram do grande fluxo de pessoas que começaram a usar a internet com o fim de fazerem compras e pagamentos, para aplicarem golpes e hackearem contas, uma parte bastante alarmante de toda essa história de avanço tecnológico. Os discursos de ódio também se tornaram mais comuns e as pessoas se atacam em debates virtuais sem nenhum tipo de pudor ou medo de serem punidas, mesmo sabendo que a legislação já está acompanhando esse processo de evolução das mídias e da comunicação digital, de modo que hoje já se aplicam penas para os crimes virtuais.  

Dentro do amplo cenário apresentado, outro assunto bastante corriqueiro e importante são as chamadas “fake news”. As notícias, divulgadas em veículos de comunicação à distância também merecem cuidado especial com sua fonte e procedência. Para tanto, conferir se a notícia é verdadeira antes de disseminar pode ajudar a evitar problemas, visto que em questão de segundos alcançam inúmeras pessoas, e os impactos que geram na realidade podem ser devastadores.

Então, já que todo mundo e o mundo todo está online precisamos saber tirar o melhor proveito disso. Seja você apenas um usuário de entretenimento, ou um consumidor das mídias e produtos digitais, bem como você empresário ou educador, que usa a rede social para vender seu produto ou serviço. A internet é lugar de todos (as), um ambiente que se tornou público e se popularizou precocemente. Por esse motivo, faz-se importante cuidar para que essa comunicação no cenário virtual proporcione a manutenção do respeito entre os sujeitos, que embora não estejam na presença física um do outro, precisam estar atentos ao fato de estarem conectados com outros seres humanos, suas necessidades, valores, modos de vida, e toda sua diversidade.

Por fim, “se você gostou, curta, comente e compartilhe!” (Risos)

 

Míriam Taciana Miranda Cruz é Advogada, Especialista em mediação de conflitos e mediadora extrajudicial. Veja bio completa no texto de apresentação da colunista.

 

 

Josiane Marcelina Ferreira de Miranda Zinato é Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo; Professora e sócia-proprietária da Home Teacher curso de inglês; Apresentadora do Josi Entrevista no canal do Youtube Josiane Zinato.  Instagram: @josiane_zinato